Tratamento da dor crônica

A dor crônica é uma dor persistente que dura mais de três meses e pode ter uma variedade de causas, como traumatismos, artrite, fibromialgia, dores de cabeça crônicas, dores nas costas, neuropatias, entre outras. Ela pode ser sentida em qualquer parte do corpo e é caracterizada pela sensação constante de desconforto, que pode variar de leve a grave.

Os pacientes com dor crônica muitas vezes relatam que essa condição afeta sua capacidade de realizar tarefas cotidianas e, em alguns casos, pode levar a problemas emocionais, como ansiedade e depressão.

Os tratamentos para dor crônica podem variar dependendo da causa subjacente da dor. Por exemplo, pacientes com artrite podem se beneficiar de exercícios de baixo impacto, enquanto aqueles com dores de cabeça crônicas podem se beneficiar de medicamentos específicos e terapias comportamentais.

Algumas das condições de dor crônica mais comuns:

dor-lombar-cronica-scaled

Esta é uma condição caracterizada por dor persistente na região lombar, que pode ser causada por uma hérnia de disco, artrose, tensão muscular ou até uma má postura. O tratamento pode incluir fisioterapia, exercícios de fortalecimento, técnicas de relaxamento, medicamentos para aliviar a dor. Em casos refratários, eventuais procedimentos minimamente invasivos ou cirurgias podem ser indicadas.

dores-de-cabeça-cronica

Existem vários tipos de dores de cabeça crônicas, incluindo enxaquecas, cefaleias tensionais e dores de cabeça relacionadas à lesões na coluna cervical. O tratamento pode incluir medicamentos preventivos, fisioterapia, acupuntura e técnicas de relaxamento. O BOTOX® pode ser utilizado no tratamento de pacientes com diagnóstico de enxaqueca crônica refratária. 

artrite-scaled

É um processo inflamatório localizado nas articulações, que pode levar a dor e rigidez articulares. O tratamento pode incluir fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios e técnicas de gerenciamento de dor. Em alguns casos, são necessárias infiltrações com medicamentos (ácido hialurônico, corticoides) para o controle da inflamação e dor.

fibromialgia-scaled

A fibromialgia é uma condição caracterizada por dor generalizada, fadiga e sensibilidade em pontos específicos do corpo. Essa condição interfere na qualidade de sono e humor, sendo necessário um acompanhamento conjunto com outras especialidades e equipe multidisciplinar. O tratamento pode incluir fisioterapia, terapia cognitivo-comportamental e medicamentos para aliviar a dor e melhorar o sono. A realização de atividade física aeróbica é fundamental para bons resultados do tratamento.

dor-neuropatica-scaled

Lesões diretas ou indiretas em nosso sistema nervoso podem se tornar crônicas, através de um processo chamado de “sensibilização”. Isso pode acontecer por um “desequilíbrio” de neurotransmissores, receptores e outras substâncias do nosso organismo capazes de transmitir ou bloquear um estímulo doloroso. O tratamento pode incluir fisioterapia, terapia ocupacional, medicamentos e eventual necessidade de realização de procedimentos minimamente invasivos/ infiltrações ou cirurgias.